PUBLICAÇÕES | PUBLICATIONS
Apresento nesta página as publicações resultantes de minha pesquisa artística em diversas categorias, como artigos acadêmicos, livros, capítulo de livros. Bem como textos de outros autores que analisam meus trabalhos.
On this page I present the publications resulting from my artistic research in various categories, such as academic articles, books and book chapters. As well as texts by other authors that analyze my work.
Artigos | Articles
citation APA
Almozara, P. (2023). Cadernos, livros, processos e uma proposta experimental sobre as formas de (apresent)ação. Farol, 18(27).
Santos, T., & Almozara, P. C. S. (2023). POR UMA METODOLOGIA DA ENCRUZILHADA E O PESQUISADOR CAMBONO, REFLEXÕES A PARTIR DA UMBANDA. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 22(1), 105–119.
KIELWAGEN, P. H. N. ; ALMOZARA, P. C. S. (2022). O a utor de história em quadrinhos, a autobiografia e a relação com seus fãs. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 26, p. 130-142.
MARTINS, K. C. ; ALMOZARA, P. C. S. (2022). Experiências sobre a construção e reconhecimento tátil de imagens. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 26, p. 111-127.
SOUZA, F. M. ; ALMOZARA, P. C. S. (2021). Fotoperformance: atravessamentos entre corpo, arte e feminismo no contexto de distância social. PORTO ARTE, v. 26, p. 1-15.
MACHADO, G. ; ALMOZARA, P. C. S. (2021). Tradição e ruptura: pesquisas e práticas da arte impressa contemporânea. Pós-Limiar, v. 4, p. 1-7.
Santos, Thayfani Eduarda dos, & Almozara, Paula Cristina Somenzari. (2021). Desenho, corpo e espaço: reflexões sobre as experiências e atravessamentos na produção artística de Andréia Dulianel. Revista :Estúdio, 12(33), 133-145.
ALMOZARA, P. C. S. (2021). Diário fotográfico uma experiência universitária de ensino e aprendizado. Série Acadêmica, v. 39 (jan./dez.), p. 33-41.
Camnev, L., Almozara, P. S., & Donati, L. P. (2020). Ação-imagem: formulações de espacialidades em “body configurations” de valie export. Palíndromo, 12(26), 174–183.
Almozara, Paula. (2020). Imagem impressa entre o transitório e o perene: reflexões a partir da produção gráfica de Graciela Machado. Revista :Estúdio, 11(32), 121-128. Epub 31 de dezembro de 2020.
Donati, l. A. P.; Almozara, P. C. S. (2020). “Coletas em incursões cotidianas” e “notações”: exercícios poéticos no contexto de distância social. Art&Sensorium, v. 7, p. 207-217.
SOUZA, F. M. ; ALMOZARA, P. C. S. (2020). Alguns apontamentos sobre o trabalho performático da artista Cecilia Stelini. FAROL (VITÓRIA), v. 14, p. 82-89.
SANTOS, S. A. R. ; ALMOZARA, P. C. S. (2020) . Narrativas da experiência na formação de leitores na adolescência. RIDPHE_R REVISTA IBEROAMERICANA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO, v. 6, p. e020025.
BONANI, A. A. ; ALMOZARA, P. C. S. (2019) . Mira Schendel: materialidade viva, transparência do cosmos. REVISTA GAMA, v. 7, p. 89-96.
DIAS, G. S. ; ALMOZARA, P. C. S. (2019). Nas "ruínas da narrativa": uma abordagem sobre o cinema de Lúcia Murat. REVISTA GAMA, v. 14, p. 87-96.
SILVA, T. G ; ALMOZARA, P. C. S. (2019). Percursos autoetnográficos pelo Ser(tão) Imaginário: caboclas-brabas e a identidade brasileira. Geograficidade, v. 9, p. 57-71.
ALMOZARA, P. C. S.; SALVATORI, M. ; KANAAN, H. A. R. (2019). Imagem impressa e as potências dos processos gráficos na contemporaneidade. Pós-Limiar, v. 2, p. 1-5.
Almozara, P. C. S. (2018). A marca e o ato de impregnar. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 23(38).
ALMOZARA, P. C. S. (2018). A autoetnografia como processo poético na produção de Danilo Perillo. REVISTA GAMA, v. 11, p. 106-117,
Almozara, Paula Cristina Somenzari. (2017). "Arquivos da Destruição": experiências e invenções sobre a paisagem a partir da obra de Glayson Arcanjo. Revista :Estúdio, 8(19), 18-25.
ALMOZARA, Paula; PARAGUAI, L. (2017). O percurso ou o caminhar como dispositivo poético, perceptivo e mnemônico. CLIMACOM CULTURA CIENTÍFICA - PESQUISA, JORNALISMO E ARTE, v. 4, p. 1.
ANDRADE, E. R. ; ALMOZARA, P. C. S. (2016). A construção da memória do sujeito contemporâneo a partir de arquivos-monumentos. RUA (UNICAMP), v. 1, p. 45-62.
ALMOZARA, P. C. S. (2015). Experiências poéticas contemporâneas: uma relação inevitável entre fotografia e pintura. REVISTA CROMA, v. 3, p. 90-98.
ALMOZARA, P. C. S. (2015). '(Foto)gráfica': cotejamento, provocação e subterfúgio. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, v. 5, p. 28-40.
ALMOZARA, P. C. S. (2014). Ancestralidade, memória e arquivo: apontamentos sobre os projetos de Vieira Andrade. Gama, v. 2, p. 52-60.
ALMOZARA, P. C. S. (2014). Para além dos arquivos fotográficos: dinâmicas de apropriação, construção e desconstrução. REVISTA CROMA, v. 2, p. 135-143.
Almozara, Paula Cristina Somenzari. (2014). Paisagem e espaço: elucubrações sobre o sagrado e o sublime. Revista :Estúdio, 5(10), 42-49.
ALMOZARA, P. C. S. (2013). 'Manual de localização imaginária': paisagem, processo, técnica e ficção. PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais, v. 19, p. 55-65.
ALMOZARA, P. C. S. (2013). Andrea Brandão: 'Colecção de nomes e de coisas'. REVISTA CROMA, v. 1, p. 75-80.
Almozara, Paula Cristina Somenzari. (2013). Ficções em torno da paisagem. Revista :Estúdio, 4(8), 95-102.
ALMOZARA, P. C. S. (2012). Considerações sobre o desenho: técnica, poética e conceito. Revista Domínios da Imagem (UEL). ISSN 1982-2766. DOMÍNIOS DA IMAGEM (UEL), v. 10, p. 97-108.
Almozara, Paula Cristina Somenzari. (2012). Sebastián Romo: "pós-produção" como estratégia de construção poética. Revista :Estúdio, 3(5), 204-210.
ALMOZARA, P. C. S.; DIAS, M. P. F. (2012). A cidade como suporte e elemento intrínseco em produções artísticas. CULTURA VISUAL, v. 1, p. 75-92.
Machado, Graciela; Almozara, Paula. (2023). Litografia in situ: Pedra e Papel. Porto: i2ADS edições. ISBN 978-989-9049-57-4. https://doi.org/10.34626/2023/2_1/978-989-9049-57-4
Esta edição é dedicada à litografia in situ e às pesquisas publicadas sobre o assunto pelo grupo de interesse Pure Print Archeology na qual temos uma parte dedicada às demonstrações práticas de todos os processos investigados até ao momento na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), sobre essa potente ideia de também a litografia poder ocorrer in situ.